O que oferecemos - Procedimentos

Congelamento de Óvulos

O congelamento de óvulos é indicado para mulheres que desejam preservar sua fertilidade para o futuro, seja por razões pessoais, profissionais ou médicas, como o tratamento de doenças que possam comprometer a função ovariana.

Os óvulos são coletados, preparados e armazenados em condições especiais, preservando seu potencial de fertilização. Com essa técnica, a maternidade pode ser planejada com mais liberdade e tranquilidade, respeitando o tempo e os planos de vida da paciente.

O que é o congelamento de óvulos?

O procedimento consiste em retirar os óvulos (gametas femininos) em boa qualidade, submetê-los a um processo técnico de preservação em baixa temperatura (vitrificação) e armazená-los até que a mulher deseje utilizá-los.

Dessa forma, quando chegar o momento desejado de engravidar, esses óvulos “jovens” podem ser descongelados, fertilizados (geralmente via fertilização in vitro) e transferidos para o útero.

Vale ressaltar que não há garantia de gravidez futura, mas amplia as chances ao preservar óvulos de maior qualidade.

Para quem é indicado?

Além do adiamento de maternidade por razão pessoal ou profissional, o congelamento de óvulos também é indicado quando existem condições médicas que ameaçam a fertilidade.

Por exemplo, pacientes que irão submeter-se a tratamento oncológico (quimioterapia e radioterapia), que têm enfermidades que comprometem a reserva ovariana (como algumas formas de endometriose ou doenças autoimunes) ou que passarão por retirada dos ovários.

Como o procedimento funciona?

Na Feliccità, o processo segue protocolos atualizados de medicina reprodutiva, com equipe especializada e suporte desde a avaliação até o armazenamento. Em linhas gerais, as etapas são:

  1. avaliação inicial: exames para checar a reserva ovariana (dosagem hormonal, contagem de folículos antrais) e saúde geral da paciente;
  2. estimulação ovariana: assim como em um ciclo de fertilização in vitro, a mulher recebe medicamentos hormonais injetáveis por cerca de 8 a 14 dias, a fim de estimular o crescimento de vários folículos (e consequentemente mais óvulos);
  3. coleta dos óvulos (punção ovariana): quando os folículos atingem o tamanho adequado, realiza-se a punção ovariana em ambiente cirúrgico ou sala de procedimento com sedação;
  4. avaliação laboratorial e congelamento (vitrificação): no laboratório de embriologia, os óvulos são avaliados. Somente os maduros e de boa qualidade seguem para o congelamento;
  5. armazenamento: os óvulos permanecem em tanques criogênicos até que a mulher decida utilizá-los;
  6. descongelamento e uso: quando a paciente decidir engravidar, os óvulos são descongelados, fertilizados (via FIV) com espermatozoide do parceiro ou doador, e os embriões resultantes transferidos para o útero.

Qual a idade ideal para o congelamento de óvulos?

A idade mais indicada para fazer o congelamento é até os 35 anos, uma vez que a qualidade dos óvulos tende a estar melhor.

Entretanto, cada caso é individual, pois também é preciso considerar as influências da reserva ovariana, saúde geral e histórico reprodutivo. Portanto, o aconselhamento personalizado é essencial.

Por que escolher a Feliccità para esse procedimento?

Na Feliccità, entendemos que o congelamento de óvulos é mais que um procedimento técnico, é também um momento de escolha de vida, que envolve emoções, sonhos e expectativas. Por isso, oferecemos:

  • equipe multidisciplinar de ginecologistas, especialistas em reprodução humana, embriologistas e psicólogas para apoiar toda a jornada;
  • protocolos de estimulação e vitrificação baseados nas melhores evidências médicas e com tecnologia de ponta;
  • ambiente acolhedor, esclarecimento completo dos riscos, benefícios, custos e acompanhamento individualizado;
  • transparência sobre manutenção, planejamento de uso futuro, assim como orientações para estilo de vida e saúde reprodutiva.

Como dar o próximo passo para o congelamento de óvulos?

Você está considerando o congelamento de óvulos? O primeiro passo é agendar uma consulta para avaliação. Em seguida, serão realizados os exames prescritos.

Converse com nossos especialistas sobre o seu perfil, desejos futuros e o número de óvulos recomendado para o seu caso.

Por fim, planeje o cronograma: estimulação, coleta, congelamento e manutenção. Saiba ainda que estaremos ao seu lado durante todo o processo!

Agende sua consulta

Vamos trabalhar juntos para realizar o seu sonho.