Programa Acolher Oncofertilidade
Programa de Preservação da Fertilidade em Pacientes Oncológicos
Alguns tratamentos oncológicos têm como efeito colateral causar danos à fertilidade, tanto em pacientes femininas como masculinos.
Assim como a medicina evoluiu, com diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes na área de oncologia, a medicina reprodutiva também avançou, e hoje pode oferecer alternativas que mudam a história de pacientes que vencem a luta contra o câncer, possibilitando que realizem o sonho de construir uma família com filhos biológicos.
O Feliccità Instituto de Fertilidade criou o Programa Acolher com o propósito de viabilizar procedimentos de preservação da fertilidade com custos reduzidos, para pacientes em idade reprodutiva que terão sua fertilidade comprometida por tratamento oncológico.
Em conjunto com o especialista em reprodução assistida, com o conhecimento do oncologista, os pacientes poderão escolher a técnica disponível mais adequada ao seu caso.
Câncer em idade reprodutiva: o que é importante saber?
O paciente com câncer que se encontra em idade reprodutiva precisa estar ciente dos riscos que os tratamentos trazem à sua fertilidade. Tratamentos quimioterápicos, radioterápicos ou mesmo cirúrgicos, poderão ter efeitos lesivos sobre a produção de óvulos ou espermatozoides
Felizmente, existem alternativas para minimizar os efeitos de alguns tratamentos medicamentosos e/ou cirurgias oncológicas sobre a fertilidade, e buscar garantir melhores condições de engravidar após a conclusão dos tratamentos.
Para as mulheres, existe a possibilidade de congelamento dos óvulos, dos embriões, e inclusive do tecido ovariano, este último com resultados promissores nos últimos anos.
Recomenda-se que a decisão por estas técnicas seja anterior ao início do tratamento.
👉 Este é um ponto muito importante a ser ressaltado, pois garante a colheita do material antes que ocorra o comprometimento da fertilidade, resultante do tratamento.
Procedimentos disponíveis para preservação da fertilidade no Programa Acolher
Criopreservação de óvulos
Criopreservação de embriões
Passo a passo do Programa
1 – Consulta com um dos nossos especialistas em reprodução humana assistida para escolha da melhor técnica a ser utilizada em cada caso e decisão de início do tratamento em conjunto com o oncologista responsável pelo paciente;
2 – Realização de exames e indicação de protocolo;
3 –Estimulação da ovulação, coleta de óvulos e congelamento ou fertilização dos mesmos para criopreservar embriões;
4 – Manutenção do material coletado, até alta do tratamento oncológico;
5 – Retorno para utilização do material criopreservado.
Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre o
Programa Acolher!
Telefone: (41) 3334-4443
WhatsApp: (41)99912-0287