5 coisas que você precisa saber sobre GRAVIDEZ & COVID-19
Grávidas e puérperas já são consideradas pelo Ministério da Saúde como grupo prioritário da vacinação contra COVID-19.
No entanto, seguir as recomendações para evitar a contaminação e estar ciente dos riscos continua sendo fundamental para que as gestações sigam seu fluxo com tranquilidade. Pensando nisso listamos algumas informações úteis para melhor compreensão do cenário da COVID-19 durante a gravidez.
1 – Transmissão: mais comum de ocorrer pela proximidade com pessoas infectadas. Uso de máscara, distanciamento social e lavagem das mãos continuam sendo recomendados.
2 – Transmissão vertical: evidências sugerem que a transmissão de COVID-19 da mãe para o bebê, no período pré-natal ou intraparto, é incomum.
3 – Sintomas em gestantes: mais de dois terços das grávidas com COVID-19 são assintomáticas, apontam estudos. Para a maioria das sintomáticas os sintomas costumam ser leves a moderados.
Os mais comuns são:
- Tosse (40%)
- Febre (41%).
Menos frequentes:
- Dispneia (21%)
- Mialgia (19%)
- Perda de paladar (14%)
- Diarreia (8%).
4 – Gravidade da COVID-19 em gestantes: existem evidências crescentes de que as grávidas podem ter risco aumentado de doença grave por Covid-19 em comparação com mulheres não grávidas, particularmente no terceiro trimestre.
5 – Efeitos da COVID-19 na gravidez: gestantes com Covid-19 sintomáticas têm risco duas a três vezes maior de nascimento prematuro. A COVID-19 está associada a um aumento da taxa de cesarianas.
Não esqueça: “vacinação” e “conhecimento sobre prevenção e riscos”, são os melhores aliados na busca de uma gravidez saudável quando se trata de COVID-19!