Feliccita – Instituto de Fertilidade

Blog

Você está em: Home / Midia / Blog /

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) & Fertilidade

A Síndrome dos Ovários Policísticos caracteriza-se por um distúrbio endócrino que provoca alteração nos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários.

Afeta 6 a 12% das mulheres em idade reprodutiva e está presente em aproximadamente 75% dos casos de infertilidade de origem ovulatória. Pode resultar em:

🔹 Amenorreia (ausência de menstruação);

🔹 Ciclos menstruais irregulares;

🔹 Dificuldade para engravidar.

Quais são os sintomas?

As pacientes podem apresentar: ausência de menstruação ou menstruação irregular; aumento de peso; dificuldade para engravidar; hirsutismo (aparecimento de pelos em regiões como face, peito, costas ou glúteos); acne; queda de cabelo; oleosidade da pele e couro cabeludo.

Como fazer o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através do histórico da paciente associado a exames clínicos e laboratoriais, para avaliação hormonal e metabólica.

O ultrassom é utilizado como exame complementar para identificar a presença de cistos nos ovários.

Quais são as possibilidades de tratamento?

Mudança no estilo de vida e hábitos alimentares

Para pacientes com sobrepeso ou obesidade deve ser recomendada a perda de peso corpóreo, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Há evidências de que a perda de peso pode beneficiar a ovulação e a fertilidade em pacientes com SOP.

✔ Medicamentos

Dependendo do perfil da paciente e de seus objetivos, o tratamento medicamentoso será utilizado como recurso no combate aos sintomas da SOP.

✔ Tratamento para infertilidade

A perda de peso que pode resultar em retorno dos ciclos ovulatórios e redução do risco de aborto, que é maior em gestantes obesas.

Indução da ovulação, seguida de procedimentos de reprodução assistida também são alternativas de tratamento para pacientes com diagnóstico de SOP.

Para finalizar, ressaltamos a importância de prestar atenção aos sintomas e procurar ajuda de um especialista. A SOP não pode ser evitada, no entanto quanto mais precoce for o diagnóstico mais rápida será a adoção de condutas terapêuticas para reduzir o risco de complicações futuras, como é o caso da infertilidade.

Este texto é meramente informativo e não vale como consulta médica.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp