Azoospermia: quais são as técnicas para recuperação de espermatozoides?
Azoospermia significa a ausência de espermatozoides no ejaculado. Pode apresentar-se de duas formas:
🔹 Obstrutiva: quando há produção de espermatozoides, mas existe algum impedimento para sua passagem.
🔹 Não obstrutiva: quando a produção de espermatozoides é muito pequena ou não ocorre.
Quais são as técnicas para obtenção de espermatozoides em casos de azoospermia?
🔹 No caso de azoospermia obstrutiva é possível aspirar os espermatozoides através de uma agulha, ou por microcirurgia.
🔹 Na azoospermia não obstrutiva, após estudo das causas, pode-se avaliar a possibilidade de procurar por espermatozoides nos testículos com auxílio de algumas técnicas.
A Micro-TESE ou microdissecção testicular é uma técnica que permite a procura por espermatozoides através de um microscópio cirúrgico, com o objetivo de selecionar os melhores túbulos seminíferos para remoção. São selecionados os túbulos com maior probabilidade de conter células germinativas e espermatogênese completa.
É a técnica mais indicada para a extração de espermatozoides nos casos de azoospermia não obstrutiva, permitindo maior preservação do tecido testicular e taxas mais elevadas de sucesso.
Os túbulos seminíferos extraídos são entregues ao embriologista que realiza no laboratório o processamento e análise microscópica para identificar a presença de espermatozoides. Após, o material pode ser utilizado para fertilização (ICSI) ou congelamento.
Em nossa clínica possuímos uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e toda infraestrutura necessária para realização de procedimentos para recuperação de espermatozoides.