Feliccita – Instituto de Fertilidade

Blog

Você está em: Home / Midia / Blog /

O papel do urologista na fertilidade masculina

Em aproximadamente 30% dos casais com dificuldades para engravidar os fatores masculinos são responsáveis pelo diagnóstico de infertilidade. Em 50% dos casos existe a presença de fatores masculinos e femininos. Diante disso o Urologista tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento da infertilidade conjugal, trabalhando em conjunto com a equipe multidisciplinar nos tratamentos de reprodução assistida.

Quais são as principais causas de Infertilidade Masculina?

  • Varicocele: também conhecida por varizes no testículo. Consiste na dilatação das veias testiculares que pode dificultar o retorno venoso, provocando disfunção testicular e comprometimento da qualidade seminal;
  • Criptorquidia: condição em que um ou ambos testículos não descem para a bolsa escrotal. É comum entre bebês e a migração pode ocorrer naturalmente após o nascimento. Quando não acontece é importante que seja feita a correção, pois no futuro pode comprometer a produção de espermatozoides;
  • Fatores genéticos: frequentemente relacionados a desordens cromossômicas, mutações genéticas e microdeleções (perdas) do cromossomo Y;
  • Fatores hormonais: decorrentes de distúrbios endócrinos; diabetes;
  • Infecções: como prostatite, uretrites, infecções urinárias, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis);
  • Obstrução do canal por onde passam os espermatozoides;
  • Traumas testiculares;
  • Exposição a agentes tóxicos: consumo excessivo de álcool, cigarro e outra drogas; uso de anabolizantes;
  • Tratamentos oncológicos, como quimioterapia e radioterapia.

Quais são os tratamentos disponíveis para fatores masculinos?

As possibilidades de tratamento variam conforme a causa e somente são definidas após detalhada investigação.

– Na varicocele a indicação cirúrgica depende do grau e do comprometimento da qualidade seminal.

– A criptorquidia costuma ser corrigida ainda na infância, quando não espontaneamente, por meio de hormônios ou cirurgia.

– As infecções recebem tratamento medicamentoso e as alterações hormonais devem ser estabilizadas.

– Pacientes oncológicos podem congelar o sêmen antes de se submeterem aos tratamentos, preservando assim sua fertilidade.

– Para homens vasectomizados a reversão de vasectomia é possível através de uma microcirurgia que restabelece a ligação entre os ductos deferentes. Outra possibilidade é a retirada de espermatozoides do epidídimo ou testículos e posterior fertilização dos óvulos por técnicas de Reprodução Assistida.

Nem sempre as causas de infertilidade masculina possuem sintomas perceptíveis. Por isso a importância do casal estar atento à demora para engravidar. Após um ano de tentativas, mantendo relações sexuais frequentes, é recomendável procurar ajuda de um especialista caso a gravidez não aconteça. Nos casais em que a idade feminina é superior a 35 anos, este tempo reduz para 6 meses.

Dificuldades para engravidar? Não espere para procurar ajuda!

Ao longo dos últimos 27 anos estruturamos o Feliccità Instituto de Fertilidade para oferecer um atendimento integral durante toda a jornada de quem nos procura na busca por um filho. Venha fazer uma avaliação conosco.

Leia também: Conheça as doenças que podem afetar a fertilidade feminina e masculina

Voltar

Compartilhe no WhatsApp