Saiba porque a Osteoporose merece um Dia Mundial voltado para sua prevenção
O Dia Mundial da Osteoporose, comemorado em 20 de outubro, tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença que atinge, principalmente, pessoas acima de 50 anos. Como um problema de saúde pública, já que há uma elevada taxa de morbidade e mortalidade decorrentes das fraturas osteoporóticas, é importante alertar e ensinar a população sobre quais as complicações que a Osteoporose traz e quais medidas preventivas podem ser tomadas.
Um dos principais motivos para se falar sobre a Osteoporose é que, como é uma doença esquelética sistêmica que diminui a resistência óssea, o paciente fica exposto a um risco aumentado de fraturas, além de sentir dor crônica, depressão e perda da independência.
Porém, mesmo sendo uma doença com tantas consequências graves, 80% das pessoas que tiveram pelo menos uma fratura osteoporótica não são diagnosticadas e nem recebem tratamento para a doença.
Seguem alguns dados que demonstram a importância na atenção à Osteoporose:
– Até 2050, a estimativa é que haverá um aumento na incidência mundial de fratura de quadril de 310% em homens e 240% em mulheres.
– Aproximadamente uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, acima de 50 anos, terão uma fratura decorrente da osteoporose.
– Ocorrem mais de 9 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose anualmente.
– A cada três segundos ocorre uma fratura osteoporótica no mundo.
Esse panorama pode ser mudado através do conhecimento e da conscientização sobre o assunto, assim como a adoção de medidas de prevenção, diagnóstico precoce e instituição de tratamentos adequados. Pequenos atos podem fazer a diferença, como alimentação saudável e atividade física regular, principalmente durante a infância e adolescência, quando ocorre o desenvolvimento dos ossos.
Também é importante incentivar os indivíduos a reconhecer seus fatores de risco e a procurar serviços de saúde para realização de exames e instituição de tratamento, se houver necessidade.
CNE de Osteoporose – Fonte FEBRASGO