Feliccita – Instituto de Fertilidade

Notícia

Você está em: Home / Midia / Notícia /

Nota da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Aleitamento Materno da Febrasgo

Nota da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Aleitamento Materno da Febrasgo

Fonte: Febrasgo acessada em 18/03/19

A sulpirida é um antagonista dopaminérgico usado como antidepressivo e antipsicótico. Atua sobre receptores D2, D3 e D4 promovendo aumento dos níveis de prolactina sérica. (1) Produtos contendo sulpirida têm sido utilizados “off-label” durante a lactação, para promover o aumento da produção de leite materno.

O valor clínico no aumento da oferta de leite promovido pela sulpirida é questionável. Revisão que analisou os estudos realizados para testar o efeito galactagogo da sulpirida descreveu várias falhas, como perda elevada da amostra, falta de registro sobre volume dos suplementos alimentares ofertados, avaliação apenas dos níveis de prolactina sérica, falta de informação sobre as técnicas de manejo da lactação, entre outras. (1)

Nenhum galactagogo deve substituir a avaliação e o aconselhamento sobre os diversos fatores que podem afetar a produção de leite. Ainda não foi cientificamente demonstrado e é pouco provável que a sulpirida proporcione benefícios adicionais às mães com produção insuficiente de leite que recebam instruções corretas sobre uma boa técnica de amamentação e sobre a frequência das mamadas.(2)

Há relato de eficácia da sulpirida sobre o placebo em mães com baixa produção de leite. Também é descrito ganho de peso maior nos bebês de mulheres tratadas com sulpirida até o 15º dia de vida, em comparação com placebo, mas sem diferença no ganho de peso entre os grupos nos períodos subsequentes.(3, 4)

 

Continue a leitura aqui.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp