Feliccita – Instituto de Fertilidade

Blog

Você está em: Home / Midia / Blog /

LIVE com Dr. Álvaro Ceschin: Dificuldades para engravidar e os recursos que a Reprodução Assistida oferece como solução aos casais.

 

Para assistir esta Live: https://www.instagram.com/p/CVlfWADtiTg/

Na Live semanal do CEMUC, que aconteceu no dia 22 de outubro, o Dr. Álvaro, que também é professor do Curso Parto Amoroso, falou sobre o tema “Dificuldade para Engravidar”.

No Brasil 1 a cada 6 casais, em média, deverá apresentar dificuldade para engravidar. Este é um problema que DEVE e PODE ser tratado como qualquer outro na área de saúde.

Com auxílio de imagens, Dr. Álvaro apresentou o aparelho reprodutor feminino e masculino, explicando conceitos gerais sobre a fisiologia reprodutiva: período fértil, ovulação, taxa de gravidez por ciclo de acordo com cada idade, diminuição da produção de espermatozoides, influência da temperatura na fertilidade, entre outros, em uma linguagem bastante acessível e didática.

Respondeu a todas as perguntas sobre causas, diagnóstico e diferentes tipos de tratamento para quem está com dificuldade para engravidar. Lembrando que, ao primeiro sinal de dificuldade, o casal deve procurar ajuda médica para dar início à investigação e tratamento.

“É maravilhoso poder assistir o milagre da vida acontecer e oferecer aos casais essa possibilidade, por isso chamamos de reprodução assistida”, concluiu.

Que tipo de paciente deve procurar auxílio reprodutivo?

Dr. Álvaro exemplificou alguns casos, como:

– A mulher abaixo dos 30 anos que após 1 ano de tentativas ainda não conseguiu engravidar;

– A mulher acima dos 30 anos que, após 6 meses de tentativas ainda não conseguiu engravidar;

– Mulheres de qualquer idade com diagnóstico de ovários policísticos, obesidade, falhas no ciclo menstrual entre outras patologias relacionadas à reprodução;

– Homens que fazem uso exacerbado de anabolizantes, álcool, fumo, drogas ou possuem enfermidades como diabetes;

Explicou também que casais que estão tentando há poucos meses sem êxito podem sim pedir uma avaliação para que tenham um “retrato fiel” de sua condição e possam dar início a um possível tratamento.

Quais exames são solicitados na investigação?

Regra geral, são pedidos exames ao casal.

– Para as mulheres: perfil hormonal com diferentes dosagens, exames de imagem (ultrassom e transvaginal) com contagem de folículos antrais e também uma histerossalpingografia, que mostra a cavidade uterina e as trompas.

– Para os homens: espermograma, que indicará número e mobilidade dos espermatozoides.

Caminhos a seguir

Além do resultado desses exames, há um protocolo a seguir, com várias ações que serão definidas pelo médico, entre elas: avaliação do homem, avaliação da mulher, formas de definição do período fértil, coito programado, teste pós-coital.

No caso de alterações nas trompas, pode-se indicar uma videolaparoscopia. No caso de diagnóstico de varicocele no homem, pode-se indicar uma cirurgia específica. As possibilidades e condutas serão definidos pela equipe médica ao longo do tratamento de cada casal de maneira individualizada.

Estimulação de Ovulação e coito programado

Através do uso de medicamentos estimula-se produção de óvulos. O período fértil da paciente é definido e a relação sexual deverá ocorrer dentro deste período.

A definição do período fértil se dá de várias maneiras: temperatura, muco fino parecido com clara de ovo, pico de hormônio LH (que pode ser medido por teste de farmácia) ou ultrassom seriado, feito com monitoramento na clínica.

FIV – Fertilização in Vitro

Na FIV também há o estímulo da ovulação através do uso de medicamentos, com a diferença de que os óvulos serão retirados para serem fertilizados com o sêmen, previamente coletado e, o embrião formado, transferido para cavidade uterina.

Há um “funil reprodutivo” em que nem todo óvulo fertiliza, nem todo embrião se desenvolve, nem todo embrião colocado na cavidade uterina se fixa. Por isso são coletados vários óvulos e o processo de monitoramento, através de imagens, medicamentos e habilidade do profissional embriologista vai determinar o êxito de todo o processo.


Detalhes da fertilização in vitro

Casos em que se pode buscar o auxílio reprodutivo

Várias perguntas surgiram em relação a casais com grande diferença de idade, como homens na faixa de 60 anos com parceiras jovens e ao contrário, mulheres maduras com parceiros jovens.

Dr. Álvaro explicou que a possibilidade de uma mulher jovem engravidar é muito maior que a mulher madura, por isso a busca por auxílio reprodutivo hoje é igual entre esses dois tipos de casais.

Há também grande procura de casais em que a mulher fez laqueadura e o homem foi submetido à vasectomia. A fertilização in vitro é frequentemente indicada nestes casos.

Falou também sobre os diferentes procedimentos no caso de uma gravidez já instalada passar a apresentar sangramento ou outros fatores de risco, que podem ocasionar um aborto espontâneo. Lembrou que o pré-natal é indispensável para o bom andamento da gestação e que há várias formas de monitorá-la. Mesmo assim, 15% das gestações, em média, vão incorrer em aborto espontâneo.

Enfim, a Live foi um passeio completo pelo universo da reprodução assistida. Vale à pena conferir!

Para assistir esta Live: https://www.instagram.com/p/CVlfWADtiTg/

Voltar

Compartilhe no WhatsApp