Feliccita – Instituto de Fertilidade

Blog

Você está em: Home / Midia / Blog /

Como calcular minha ovulação?

Os caminhos para se conseguir a gravidez são muitos, para uma mulher com idade abaixo de 35 anos e avaliação inicial normal, bem como do homem, entendemos que a abordagem de partir dos procedimentos mais simples para os mais complexos seja o mais adequado. É muito importante entender que existe todo um processo, um protocolo a ser seguido.

Saber como calcular o seu período fértil é absolutamente essencial para maximizar as chances de gravidez do casal, e esta, pode ser determinada por várias maneiras.

Normalmente usa-se essa calculadora de período fértil, para se ter uma idéia do melhor dia para se ter relação sexual, o que chamamos de coito programado.

Calculando o período de ovulação

Útil para mulheres com ciclos regulares, naquela com intervalos menstruais de 28 dias, o dia mais fértil seria o 14º, com variação entre o 12º e 16º dia do ciclo. Atualmente existe uma série de aplicativos que ajudam a defini-lo com precisão, no entanto quando têm ciclos muito irregulares, os mesmos não são tão eficazes.

Controle da temperatura basal corporal

Pode ser utilizada naquelas mulheres com ciclos que variam entre 25 a 45 dias. Pacientes com ciclos muito curtos, ou muito longos podem ter dificuldade em elaborá-la Deve-se aferir diariamente a temperatura pela manhã antes mesmo de sair da cama e anotá-la, pode-se anotar em um papel quadriculado e estas anotações ao longo dos dias vão gerar um gráfico. Ao longo dos meses, este gráfico provavelmente vai se demonstra um padrão de ciclo.

Durante a menstruação e nos primeiros dias a temperatura corporal, oscilar entre 32,2◦C e 32,4◦C pode-se aferir na axilar ou bucal. Na época da ruptura folículos, esta atinge seu ponto mais baixo, após dois dias a temperatura se elevará entre 0,3◦C a 0,5◦C graus. A este tipo de curva denomina-se de bifásica. Caso não haja ovulação a temperatura não terá alteração e será definida como monofásica.

A mulher deve anotar todas as anormalidades como infecções, vômitos, febre, uso de drogas que eventualmente falseiem ou distorçam o aspecto gráfico da curva.

Por diversos fatores poderem alterar essa medida, tal método é pouco utilizado atualmente.

“Kit Ovulação” vendido em farmácias

Existem outras maneiras mais precisas para se detectar o período fértil. Os Kits vendidos em farmácias afirmam ter um alto índice de eficácia.

  • kit em que se coleta a urina durante alguns dias para detectar o pico do hormônio Luteinizante , indicando que ocorrera ovulação em torno nas próximas 36 horas.
  • Kit de cristalização do muco indicando ovulação eminente.

 

Controle Ultrassonográfico da ovulação

A maneira mais objetiva de se definir a ovulação seria a realização do controle ultrassonográfico da ovulação. Iniciando no período menstrual, descrito como ultrassom de checagem, após alguns dias repetem-se outros dois a quatro exames ultrassonográficos avaliando-se o ovário que contém o folículo. Este vai crescendo ao longo dos dias, rompendo e liberando o óvulo quando atinge 20mm de diâmetro. A este evento definimos como ovulação, ou período fértil. Além do ovário também observa-se a parte interna do útero, o endométrio ; que está usualmente fino (3-5mm) no período menstrual, vai se espessando no decorrer dos dias (8-12mm). 

Dever de casa

Durante o período fértil orienta-se ter relação sexual, ou coito programado. Não há necessidade de ter varias relações no mesmo dia, nem precisa ter relação exatamente na hora em que esta ocorrendo a ovulação. Temos um período de 24 horas.

Após a relação sexual pode-se realizar o teste pós-coital, para verificação da quantidade e mobilidade dos espermatozóides alem da qualidade do muco cervical. Este teste deverá ser agendado até doze horas da relação . Neste exame realiza-se a coleta do material como se fosse realizar um preventivo. O material colhido é colocado em uma lâmina que será avaliada ao microscópio.

O período fértil pode ocorrer num ciclo sem medicação, ou Ciclo Natural. Caso haja necessidade de usar medicações para induzir ou estimular a produção e a ruptura dos óvulos, denominamos de Ciclo Induzido.

Maximizando os resultados

Para a maioria dos casais, a possibilidade de se obter uma gestação de forma natural é muito boa, ocorrendo, segundo cálculos estatísticos e epidemiológicos 93% dos casais no período de 12 meses, de vida sexual ativa e sem contracepção. A chance de um casal em idade reprodutiva obter a gestação é de 18% a 20% ao mês.

Para aquele casal que deseja saber como engravidar rápido, e descobrir o momento mais propício de se ter relação sexual a fim de engravidar, existe ainda a possibilidade de se associar alguns ou eventualmente todos os métodos já citados.

Lembre-se

O planejamento, investigação e empenho de todo o processo de se gerar uma nova vida vai além de cálculos, testes e exames. O controle da ansiedade também é fundamental para que consiga chegar ao objetivo. Há necessidade de mudar a ansiedade negativa em uma expectativa positiva em relação a gravidez . Calma, paciência e persistência, e o acompanhamento de um especialista de sua confiança é a formula para o seu sucesso!

Voltar

Compartilhe no WhatsApp