BlogNotícia

Você está em: Home / Midia / Notícia /

Avanços nas técnicas de fertilização dobram as chances de sucesso para quem não consegue engravidar

Com os avanços da medicina moderna, existem atualmente diversos tipos de tratamentos para casais que não conseguem engravidar naturalmente. O método ideal varia para cada caso específico. Por isso é importante buscar ajuda médica e investigar qual é o melhor tratamento para engravidar em cada situação.

Um dos primeiros pontos a ser avaliado é a identificação da causa da infertilidade. Também é importante verificar se outros fatores, tais como hábitos de vida e uso de medicamentos, podem estar associados ao quadro de infertilidade.

Diversas condições podem causar infertilidade na mulher, e cada uma requer um tratamento específico. Um ponto importante a ser considerado é a idade da mulher. A reserva ovariana apresenta comprometimento importante após os 35 anos e a função reprodutiva diminui consideravelmente após essa idade.

Alguns dos tratamentos realizados são:

Coito programado – consiste em analisar o período fértil da mulher e estimular o casal a manter relações nesse período, aumentando a chance de concepção através de leve estimulação ovariana. É recomendado caso a mulher apresente distúrbio ovulatório.

Inseminação artificial – neste tratamento, o especialista insere o sêmen coletado do homem e preparado diretamente no útero da mulher, que por sua vez, teve os ovários estimulados através de medicamentos. É indicado em casos de distúrbios de ovulação, fator cervical ou sêmen discretamente alterado.

Fertilização in vitro – consiste na fertilização do óvulo com o espermatozoide feita em laboratório (na grande maioria das vezes é utilizada uma técnica denominada ICSI onde o espermatozoide é introduzido diretamente dentro do óvulo). Durante o estímulo ovariano o endométrio torna-se espessado e então o embrião é transferido para o útero. É um dos tratamentos com maior chance de sucesso e aplica-se a diversos casos.

Reversões cirúrgicas – Atualmente, é possível reverter cirurgias realizadas para impedir gestações futuras, como a laqueadura e a vasectomia. No geral, os procedimentos podem ser revertidos, mas quanto mais tempo decorrer entre a cirurgia original e a reversão, menores são as chances de gravidez do casal. Em ambos os casos a Fertilização In Vitro (FIV) pode solucionar ajudando estes casais a realizarem o sonho de seres pais e ou mães.

Mas, atenção somente um especialista pode determinar a causa da infertilidade do casal e qual é o melhor tratamento para cada caso. Se você precisar de ajuda, busque uma clínica de reprodução humana e realize o sonho de ter um filho.

Fonte: Uai

Voltar

Compartilhe no WhatsApp