Reversão de Vasectomia

A reversão é o processo inverso, em que, por meio de uma microcirurgia os ductos deferentes serão reaproximados. Para tal utiliza-se anestesia peri dural e microscópio para auxiliar na sutura dos ductos, pois o fio utilizado é mais fino que o fio de cabelo.

O tempo deste procedimento gira em torno de duas a quatro horas. A idéia deste tratamento é devolver a fertilidade àquele casal. Entretanto, a decisão de optar por uma reversão de vasectomia, ou por um método de ICSI associado à obtenção de espermatozóides por punção ou biópsia, deve ser tomada tendo em consideração outros parâmetros importantes, como tempo pós-vasectomia, idade da esposa ou alterações que possam ser descobertas após investigação da mulher.

Os melhores resultados de reversão de vasectomia são obtidos em pacientes que se submeteram ao procedimento até sete anos antes, porém esse número é variável entre os andrologistas, sendo que no nosso serviço já foram obtidos resultados favoráveis em casais acima de 20 anos pós-vasectomia.