Notícia

Você está em: Home / Midia / Notícia /

Acompanhamento psicológico auxilia a lidar com ansiedades e expectativas no enfrentamento à dficuldade de ter filhos

Fonte: Sbra acessada em 20/02/19

As técnicas de reprodução assistida são opções de tratamento indicadas àquelas pessoas com dificuldade em ter um bebê porque apresentam algum grau de infertilidade ou porque busca a maternidade ou paternidade independentes. As taxas de êxito dos tratamentos variam de 30% a 50%, a depender das condições do paciente e do emprego adequado das técnicas, e, por isso, o acompanhamento psicológico para lidar com as expectativas é essencial.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), a carga emocional associada à vivência e aplicação dos tratamentos pode implicar sofrimento e desgaste psíquico. Desta forma, os profissionais que atuam nesses casos precisam do conhecimento da prática clínica psicológica e do conhecimento médico das etapas envolvidas no tratamento.

A psicóloga Márcia Pena, especialista em atendimento a pessoas inférteis, orienta a busca por um ambiente acolhedor, livre de julgamentos, discrição e de facilidade de comunicação com a equipe. “É ideal que os pacientes se sintam considerados como uma pessoa que está passando por um momento delicado da vida pessoal, conjugal e familiar com suas frustrações e ansiedades”, aponta.

 

Continue a leitura clicando aqui.

Voltar

Compartilhe no WhatsApp